Buscar
  • Pizzaria 1981

PIZZA E VINHO



Vinho e Pizza na Pizzaria 1981 Praia Grande
Vinho e Pizza

Que a Pizza é uma das melhores pedidas para o consumo a dois, com colegas do trabalho, em família, com os amigos, nós já sabemos, mas saiba que ela fica ainda melhor quando ornamos uma excelente pizza com um maravilhoso vinho para tornar sua experiência ainda mais memorável.


Seguem as nossas dicas para harmonizar uma bela pizza e vinho para conseguir aquele sabor a mais no paladar e alcançar aquele nível de relaxamento com felicidade com esta combinação que faz muito bem.



Pizza margherita e cabernet sauvignon - CANAIOLO - SANGIOVESE



Adega de Vinho e Pizza da Pizzaria 1981 em Praia Grande
Adega de Vinho


Para acompanhar uma bela pizza marguerita indicamos um vinho Cabernet Sauvignon, porque são vinhos tintos mais encorpados e concentrados, com taninos muito potentes e muitas das vezes são envelhecidos em barris de carvalho, para que o vinho fique com aromas mais complexos e com um sabor macio ornando perfeitamente com a sua pizza margherita.


Indicamos também o vinho a partir de uvas Canaiolo para acompanhar sua Pizza Marguerita, o vinho Canaiolo é feito a partir de um tipo de uva na Toscana e na parte central da Itália, ele também é usado como parte da mistura do Chianti que é uma variedade branca rara, chamada de canaiolo bianco, é utilizada muitas vezes no preparo do vinho Orvieto.


Outro vinho que indicamos para comer uma pizza marguerita é Sangiovese, é a uva tinta mais cultivada na Itália, uma uva tinta da família da Vitis vinifera que também é referida pelas seguintes denominações: Sangiovese Grosso, , Prugnolo Gentile, Morellino, Prugnolo, Brunello, Uva Brunella, Sangioveto, Uva Canina e Tignolo .

A Sangiovese, é uma uva protagonista de grandes vinhos, é uma uva em que é muito cultivada na Itália e está presente nos rótulos dos principais vinhedos da região central italiana, é um vinho macio, com taninos aveludados e polidos, possui entre os principais aromas notas de cereja e de morango fresco, acompanhados por ervas finas e sua fermentação em barris de carvalho por 24 meses, deixaram o vinho completamente sedosos e polidos, sendo um vinho que conversa bem com queijos, tornando-se uma das melhores opções para desfrutar de uma pizza margherita.


Pizzas com muito queijo - quatro queijos orna com vinhos torrontes - chardonnay - brut



Vinho Chardonnay, Brut, Torrontes, Rose vinho e pizza da Pizzaria 1981 na Praia Grande
Vinho Chardonnay, Brut, Torrontes, Rose

Pizzas que tem queijo como ingrediente principal, como Pizza 4 queijos, Pizza Mussarella e até a Pizza Margherita, necessitam de um vinho com maior acidez, para limpar a gordura, e aromático, para neutralizar o aroma do queijo. Se o vinho tiver textura untuosa, melhor ainda. Boas opções: Torrontés, Alvarinho, Chardonnay e espumantes brut ou nature.

Por ser uma Pizza com mais gordura devido a fartura do queijo, é necessário harmonizar a mais recheada com queijo com vinhos de acidez bem presente, e ao mesmo tempo com certa estrutura complexa de sabor, como os vinhos brancos mais encorpados, feitos com a uva Chardonnay, e pode se degustar dos vinhos tintos mais leves, como Pinot Noir e Barbera, são excelentes opções para combinar com pizzas que levam muito queijo.


Pizza portuguesa e vinho merlot



Vinho Merlot Pizza e Vinho da Pizzaria 1981 em Praia Grande
Vinho Merlot


Essa Pizza Brasileira que foi batizada em homenagem ao País Lusitano de Pizza Portuguesa devido em sua composição os produtos remeterem a origem de Portugal e as cores de sua bandeira natal, e também porque no Brasil na época de 1900, os italianos faziam a pizza em suas casas e as levavam para assar em fornos de padarias dos imigrantes portugueses, e algum português teve a ideia de colocar outros ingredientes diferentes e escolheu por ingredientes com maior característica do seu país de origem Portugal, se tornando um sucesso a pizza portuguesa feita e criada no Brasil.


E o grande desafio na escolha do vinho para harmonizar com a pizza portuguesa é justamente devido a grande variedade de ingredientes em sua composição, e para harmonizar esta deliciosa pizza portuguesa escolhemos um vinho com acidez e uma intensidade média buscando o equilíbrio sendo o vinho Merlot uma excelente escolha para acompanhar uma belíssima pizza portuguesa.



PIZZA CALABRESA E CABERNET SAUVIGNON - PETIT VERDOT - TEMPRANILLO



Vinho Cabernet Sauvignon Pizza e Vinho da Pizzaria 1981 na Praia Grande
Vinho Cabernet Sauvignon


Para uma maravilhosa Pizza Calabresa, não tem erro, a indicação é um vinho com sabor mais intenso e tânico, para ajudar na digestão da gordura oriunda da proteína animal, Vinhos das uvas Cabernet Sauvignon conhecida como a rainha das uvas tintas por ser uma das mais cultivadas no mundo, indicamos também Tempranillo, Petit Verdot e Touriga Nacional são excelentes escolhas vão muito bem por possuir taninos bem presentes e equilíbrio na acidez, para quem gosta da pizza calabresa mais picante o Cabernet se encaixa perfeitamente nessa harmonia de pizza e vinho, pois as notas aromáticas, que rementem a frutas e ervas, ajudam a limpar o paladar.



Pizza DE ATUM COM VINHO ROSÉ



Para uma Pizza de sabor marcante que é a Pizza de Atum, pizzas que levam peixe em sua composição, pedem um vinho rosé de tonalidade mais escura ou um vinho branco mais estruturado a Pizza de Aliche combina com o Vinho Alvarinho.



PIZZA DE frango com PINOT NOIR - MERLOT






Pense em um Vinho elegante, saboroso, clássico e com personalidade marcante e forte, o vinho Pinot Noir tem o costume de causar polêmicas quando falamos de harmonização mas para uma pizza de frango ele é o indicado ou para uma pizza de shitake, como o sabor da carne de frango é suave com o paladar cremoso do queijo tipo catupiry o Pinot Noir harmoniza com qualidade, caso queira ser mais conservador pode optar por um vinho Merlot, peça o casal de pizza e vinho e torne sua noite de pizza muito mais feliz e harmônica.



Pizza doce com vinho do porto - merlot - chardonnay



Adega de Vinho do Porto Pizza e Vinho da Pizzaria 1981 em Praia Grande
Adega de Vinho do Porto


Para uma deliciosa Pizza Doce podemos e devemos acompanhar a degustação com um bom e velho vinho, indicamos espumantes doces e o vinho do Porto mais jovem, combinando uma pizza de chocolate, com um vinho de colheita tardia com chocolate branco, podemos harmonizar também um espumante moscatel com uma pizza de banana, leite condensado e canela. Pode também ornar um Merlot para acompanhar uma pizza com chocolate ao leite, e experimente um Chardonnay com as pizzas de frutas como morango ou abacaxi você vai amar esta experiência de pizza e vinho.



Pizza de chocolate com vinho do porto- RUBY - MERLOT CARMENERE


Para uma Pizza de Chocolate, indicamos o Vinho do Porto para a harmonização para se obter um paladar bem equilibrado entre doce e salgado, e possui uma ótima cremosidade, o Vinho do Porto por possuir um considerável residual de açúcar consegue equilibrar com a doçura da pizza de chocolate, indicamos variações da uva Ruby. Também indicamos variações como Merlot e Carmenere que são vinhos tintos não fortificados que podem buscar aromas de cacau, madeira e tabaco.


PIZZA DE BANANA E CANELA COM ESPUMANTE



Plantação de Uva Pizza e Vinho Pizzaria 1981 Praia Grande
Plantação de Uva


Uma Pizza Doce que faz o maior sucesso em pizzarias é o sabor de Pizza de banana e canela, uma pizza de sabores e aromas delicados e frutados que pede um excelente vinho para acompanhar e harmonizar, para combinar com essa intensidade aromática e saborosa é necessário um vinho com acidez para neutralizar a untuosidade dos sabores desta pizza doce, e um belo casamento de sabores entre uma pizza e vinho é um Espumante que possui paladar mais para adocicado e um perlage agradabilíssimo onde combina com excelência os sabores e sensações palatares para esta degustação memorável.


  • Pizza Margherita harmoniza com Cabernet Sauvignon ou Sangiovenese = equilíbrio na acidez e taninos leves com o frutado delicado


  • Pizza Calabresa orna com vinho tinto Cabernet Sauvignon, Petit Verdot, Tempranillo = taninos mais firmes e presentes apoiando na limpeza do paladar


  • Pizza 4 queijos ou com muito queijo harmoniza com vinho espumante Brut ou Chardonnay = suaviza a intensidade dos queijos


  • Pizza Portuguesa combina com vinho tinto Merlot = taninos macios e corpo médio estruturado facilita a harmonização com a variedade de ingredientes


  • Pizza de Atum indicamos a harmonização com vinho rosé = leve adstringência e o frescor desse vinho casa com o sabor mais marcante do atum e harmoniza com peixes


  • Pizza de chocolate preto combina com vinho do Porto = um vinho natural e fortificado com residual de açúcar harmoniza com pizzas doces


  • Pizza de Frango com Pinoit Noir = pouca acidez e corpo estruturado para preservar os aromas e sabores, delicado e leve taninos


Saiba mais sobre como harmonizar pizza e vinho


Descubra mais sobre as curiosidades sobre a pizza


Conheça mais sobre a História da Pizza


Descubra do que são feitas as Pizzas da Pizzaria 1981 na Praia Grande


Saiba mais sobre como é a Pizza Marguerita da Pizzaria 1981 Praia Grande


Conheça mais sobre a Pizza Portuguesa da Pizzaria 1981 em Praia Grande


Descubra mais sobre a Pizza Calabresa da Pizzaria 1981 na Praia Grande


Conheça como é feita a Pizza de Atum da Pizzaria 1981 na Praia Grande


Saiba mais sobre a Historia da Pizzaria 1981 Praia Grande


Saiba mais sobre a missão, visão e valores da Pizzaria 1981 na Praia Grande







58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo